Carteira de
trabalho digital: como funciona e quais são as vantagens.
A
carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes para o cidadão
brasileiro. Ela atesta os locais onde aquele profissional teve vínculo
empregatício, mostrando o tempo de contrato e outros dados trabalhistas de cada
indivíduo. No entanto, seu tempo de emissão era um problema, especialmente para
quem precisava de celeridade para ingressar em um novo emprego.
Por
essa razão, o governo criou a nova carteira de trabalho digital. Ela chegou há
pouco tempo, mas já tem gerado grandes e positivas mudanças. Batendo recorde de
impressões, pode ser produzida em questão de minutos e traz diversas outras
vantagens. Quer entender melhor como ela funciona? Confira nosso artigo sobre a
carteira de trabalho digital:
Como
funciona?
Com
a integração de dados do Governo Federal, as informações trabalhistas e
previdenciárias são mais facilmente acessadas e cruzadas. Isso permite que o
cidadão faça a requisição do documento e receba no ato ou que agende
eletronicamente o pedido da carteira.
Pelo
novo sistema, é possível saber se o trabalhador tem, por exemplo, outros
documentos válidos, se recebe benefícios federais ou se tem o número de PIS
ativo. Essa presteza é muito útil na hora de combater fraudes de concessão
irregular de benefícios trabalhistas, entre outras situações pouco desejáveis
tanto para o governo quanto para o contribuinte.
Para quem precisa solicitar uma segunda
via, o banco de dados integrado do Ministério do Trabalho e Emprego também é
extremamente útil. Agora, em vez de precisar recorrer às empresas nas quais já
trabalhou para comprovar seus vínculos anteriores, os dados estão gravados com
todo o histórico e todos os direitos estão reservados e garantidos.
E o melhor de tudo: o trabalhador não precisa desembolsar nada. O documento é 100% gratuito e nem a foto de registro é paga, já que o novo retrato digital será tirado no ato da requisição.
E o melhor de tudo: o trabalhador não precisa desembolsar nada. O documento é 100% gratuito e nem a foto de registro é paga, já que o novo retrato digital será tirado no ato da requisição.
O
que muda na prática?
Na
prática, o cidadão somente se beneficiará das mudanças. Ele está mais seguro e
tem mais celeridade nos seus requerimentos. A carteira de trabalho digital
permite a modernização de diversos serviços oferecidos pelo governo federal,
entre eles estão o novo sistema de seguro-desemprego com biometria, a certidão
negativa de débito e o Portal Mais Emprego, que permite que haja oferta de
cursos de qualificação, oferta de vagas de trabalho e conferência de
requerimentos.
Vale
lembrar que quem possui a carteira de trabalho convencional não precisa pedir a
outra agora: a antiga ainda é válida. Só ocorre a impressão e validação pelo
novo sistema se houver pedido de segunda via ou emissão da primeira.
Quais
são as vantagens?
Como
já falamos, o tempo de emissão foi bastante reduzido (agora não dura mais do
que 20 minutos) e não há mais gasto de dinheiro para retirar o documento (a
nova carteira de trabalho digital é grátis e até a foto é feita na hora). O
sistema integrado de informações deixa os dados dos trabalhadores muito mais
seguros e protege a população — e o governo — contra ações trabalhistas
fraudulentas que lesam o Estado e trazem prejuízos para a economia brasileira.
A
carteira de trabalho digital, em suma, é um passo importante no processo de
reestruturação da rede de atendimento do Ministério do Trabalho visando melhorar
a experiência e a relação do cidadão com o poder público.
Fonte: Portal Contábeis, 09.10.2015
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