terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Inf.14/017 - Dos nove feriados nacionais deste ano, cinco caem em dias úteis
O Ministério do Planejamento divulgou nesta segunda-feira a lista de feriados nacionais e pontos facultativos para 2014. De acordo com a portaria, são nove feriados, quantidade que tradicionalmente os brasileiros usufruem a cada ano, e sete pontos facultativos.
No Rio, haverá três feriados: São Sebastião (dia 20 deste mês), São Jorge (23 de abril) e Consciência Negra (20 de novembro). O governo do estado, no entanto, não informou quais serão os dias com ponto facultativo.
Com muitos feriados caindo em dias úteis ao longo do ano e a realização da Copa do Mundo, somando tudo, inclusive fins de semana, quem mora em Recife, Pernambuco, pode passar 35% do ano sem trabalhar. Com a Copa, os dias de jogos da Seleção Brasileira e das partidas nas cidades-sede podem ser somadas ao calendário de dias livres.
Contando apenas os feriados que cairão em dias úteis, o recifense, por exemplo, pode ter 21 feriados neste ano. Além dos seis que constam no calendário oficial brasileiro, estão nessa soma mais um dia de feriado estadual, sete dias de ponto facultativo nacionais, dois feriados municipais, três jogos da Seleção Brasileira e outros três realizados na Arena Pernambuco. No dia 23 de junho, no entanto, haverá a sobreposição do jogo realizado na Arena e da partida do Brasil.
Somando esses 21 feriados com os 104 finais de semana de 2014, serão 127 dias de folga para os recifenses - cerca de 35% do ano. O detalhe é que, dependendo do desempenho da Seleção Brasileira ao longo das fases da competição, mais alguns dias podem ser incluídos nessa conta.
A portaria do Ministério do Planejamento, porém, não estabelece se nos dias dos jogos da Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho, os expedientes serão suspensos.
Os feriados nacionais são:
1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional);
3 de março, Carnaval (ponto facultativo);
4 de março, Carnaval (ponto facultativo);
5 de março, quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);
18 de abril, Paixão de Cristo (feriado nacional);
21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);
1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
19 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);
7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro, Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
2 de novembro, Finados (feriado nacional);
15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);
24 de dezembro, véspera do Natal (ponto facultativo após as 14 horas);
25 de dezembro, Natal (feriado nacional); e
31 de dezembro, véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas).
Dessas datas, 12 caem em dias úteis. Considerando somente feriados, cinco caem em dias úteis.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPEDIENTE DO SINDICATO DOS SECURITÁRIOS RS

ATENÇÃO Devido à reforma trabalhista e demais mudanças na legislação trabalhista, trouxeram à necessidade dos Sindicatos se reestrutura...